Em coluna escrita para o Jornal Tribuna do Sertão, o colunista Ribamar Viegas, que é engenheiro de produção, técnico em ponte e estradas e instrutor de direção defensiva e condução veicular, relata um estudo sobre a situação atual do trânsito de Brumado e possíveis soluções.
POR RIBAMAR VIEGAS
O homem primitivo, na busca da sua sobrevivência, deixava os caminhos entre sua caverna e os campos de caça em condições de permitir sua passagem o mais fácil possível. Estava, assim, atendendo o princípio fundamental do transporte: melhorar o caminho por onde se deve passar. Em seguida atrelou ao animal um rústico veículo e cuidou de melhorar ainda mais os caminhos buscando ganhar mais velocidade e, consequentemente, mais proveito nas suas viagens. Contudo, o homem ainda era totalmente condicionado ao meio ambiente e pela topografia dos terrenos por onde trafegava. Diante de uma elevação ou depressão, contornava-a. Diante de um curso d’água só podia passar onde fosse mais raso. Mas, a iminente necessidade de transportar, cada vez mais, volumes em distâncias maiores, o passo seguinte seria o ataque à natureza. E, dessa forma o homem se viu obrigado a alterar os caminhos, cortando, aterrando e construindo obras de passagem sobre os cursos d’água.
O Jornal Tribuna do Sertão, preocupado com a situação do trânsito de Brumado, pediu ao colunista Ribamar Viegas, que é engenheiro de produção, técnico em ponte e estradas e instrutor de direção defensiva e condução veicular, um estudo sobre a situação atual do trânsito e possíveis soluções.
POR RIBAMAR VIEGAS
O homem primitivo, na busca da sua sobrevivência, deixava os caminhos entre sua caverna e os campos de caça em condições de permitir sua passagem o mais fácil possível. Estava, assim, atendendo o princípio fundamental do transporte: melhorar o caminho por onde se deve passar. Em seguida atrelou ao animal um rústico veículo e cuidou de melhorar ainda mais os caminhos buscando ganhar mais velocidade e, consequentemente, mais proveito nas suas viagens.
Contudo, o homem ainda era totalmente condicionado ao meio ambiente e pela topografia dos terrenos por onde trafegava. Diante de uma elevação ou depressão, contornava-a. Diante de um curso d’água só podia passar onde fosse mais raso. Mas, a iminente necessidade de transportar, cada vez mais, volumes em distâncias maiores, o passo seguinte seria o ataque à natureza. E, dessa forma o homem se viu obrigado a alterar os caminhos, cortando, aterrando e construindo obras de passagem sobre os cursos d’água.
Sugiram novos veículos e veio a necessidade da trafegabilidade durante toda época do ano, coisa impossível no período de chuva. O homem então deu outro grande passo, procurando conhecer melhor os solos, dosando-o e aplicando-o fazendo surgir à estabilização, enfim, a pavimentação.
Nos dias atuais, com a produção de cerca de 180 carros por hora no Brasil, muito mais veículos estão circulando pelas estradas e vias urbanas do nosso país e, como homem do século XXI não está fazendo o que fazia o seu semelhante da pré-história – melhorar o caminho onde se deve passar - as principais cidades brasileiras já apresentam engarrafamentos de centenas de quilômetros. Um caos! Além dos constantes engarrafamentos no trânsito, ocorre grande dificuldade em se tentar estacionar um veículo. Quase sempre o motorista fica circulando com o veículo enquanto o passageiro salta as pressas para os afazeres.
Em Brumado, sertão da Bahia, cuja infra-estrutura das vias urbanas é basicamente a mesma de quarenta anos atrás, surgindo de substancial apenas a Av. João Paulo II (que antes mesmo de inaugurada já deixava a desejar no tocante a drenagem e revestimento) e os atuais alargamentos das avenidas de entradas e saídas da cidade. Como Brumado é um município em pleno desenvolvimento, lógico que muito mais veículos e pessoas circularão pelas suas vias urbanas e a tendência – no centro da cidade - é de um trânsito estressante, perigoso, caótico e violento. Palmas para a criação de uma Guarda Municipal de Trânsito, capaz de instruir e multar condutores de veículos. Seria interessante equipar e treinar também esses guardas para prestar primeiros socorros, combate a incêndio e resgate no trânsito.
Em suma: o futuro gestor ou gestora do município de Brumado, se quiser minimizar a possibilidade de trânsito nervoso no centro da cidade, terá que implantar obras expressivas de escoamento urbano, tal qual uma Avenida Beira Rio, com início antes da ponte sobre o Rio do Antonio e término na Estação Rodoviária.
Com o propósito de tentar colaborar, relacionamos onze possíveis sugestões, que no nosso entender poderiam contribuir para solucionar os problemas no trânsito de Brumado. Veja Box nesta matéria.
1 – Educar e Disciplinar o tráfego de motos, implantando, inclusive, o DDS (Diálogo Diário de Segurança) nas empresas de entregas com moto e nas de moto-taxi, bem como impor a todos o cumprimento da Lei que obriga o uso de coletes refletivos com números garrafais nas costas;
2 – Exigir a retirada do ‘terminal’ de ônibus existente na Av. Dr. Antônio Mourão Guimarães, em frente da Pax Nacional, que é um absurdo;
3 – Proibir o trânsito de caminhões e carretas na Av. Centenário, das seis às dezoito horas, permitindo apenas os destinados a cargas e descargas naquele local;
4 – Disciplinar estacionamento de veículos nas principais vias da cidade, principalmente na Avenida Centenário, permitindo parar e estacionar apenas de um lado das vias, como ocorre nas vizinhas cidades de Livramento de Nossa Senhora e Caetité.
5 – Criar novas áreas de estacionamento, inclusive com estacionamentos exclusivos para moto, que muitas vezes estacionam entre os carros e ocupam vagas inteiras;
6 – Implantar sinalização horizontal nas principais vias urbanas, definindo locais para travessias de pedestres e instalar semáforos nos cruzamentos de tráfego intenso;
7 – Nos dias de feira, sexta e sábado, no horário das 6 às 16h, controlar a parada de veículos pesados (caminhões / ônibus) nas avenidas Dr. Antônio Mourão Guimarães e Centenário e ruas que circundam o Mercado Municipal;
8 – Responsabilizar, quem quer que seja, quanto à permanência de animais soltos nas vias da cidade, em especial, no Bairro Dr. Juracy, onde os animais acabam indo para as proximidades de Estação Rodoviária, onde já foram registrados vários acidentes graves;
9 – Fazer um plebiscito propondo a demolição do prédio da antiga prefeitura, em detrimento da construção de um acesso de entrada e saída de veículos na cidade menos complicada do que o existente há dezenas de anos;
10 – Colocar como disciplina curricular no ensino municipal a Educação de Trânsito. Assim, a curto prazo, os filhos passariam a entender de trânsito e policiar seus pais ao volante. E, em médio prazo, Brumado estaria formando futuros motoristas e motociclistas mais conscienciosos;
11 – Alargamento da avenida, no sentido de Livramento, fazer de um lado uma pista de Cooper e do outro uma ciclovia, usando 2,5m de cada lado, nas extremidades. Após a pavimentação, basta demarcar com taxões refletivos. (O número de praticantes do ciclismo em Brumado aumenta a cada dia, e já morreram várias pessoas fazendo caminhadas às margens das pistas atuais).