
Pressione Enter para pesquisar ou ESC para sair
A Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a campanha de vacinação contra a influenza e agora disponibiliza a dose para toda a população a partir dos 6 meses de idade.
Nos primeiros quatro meses de 2026, a Bahia registrou 22.913 postos criados por micro e pequenas empresas, o que leva o estado à primeira colocação no Nordeste. Somente em abril, foram gerados 6.031 novos postos. Os números constam no mais recente levantamento divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O setor de serviços foi o que registrou o saldo de empregos mais alto, nesse período, com 12.701 novas vagas criadas por micro e pequenas empresas. Na sequência, aparece o setor da construção, com 8.706. A indústria registrou saldo de 3.101, enquanto o comércio apresentou queda de 1.942 no quantitativo de postos de trabalho gerados por pequenos negócios.
Na Bahia, as atividades econômicas que mais se destacaram na geração de empregos foram: construção de edifícios (3.346), transmissão de energia elétrica (1.530), incorporação de serviços imobiliários (1.212), atividades de atendimento hospitalar (1.206) e obras para geração e distribuição de energia elétrica e para telecomunicações (920).
Na avaliação do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, a Bahia vive um bom momento no mercado de trabalho, resultado da política de atração de investimentos, da ampliação de ações voltadas à qualificação profissional e do Programa de Microcrédito Produtivo Orientado, que tem proporcionado o aumento da atuação das micro e pequenas empresas. “As micro e pequenas empresas são as principais empregadoras no Brasil e, em nosso estado, não é diferente. Apoiar os pequenos negócios é ajudar no desenvolvimento, impulsionando a economia e construindo oportunidades para a população”, afirmou o secretário. "A orientação do governador Jerônimo Rodrigues é arregaçar as mangas e acelerar as políticas de geração de emprego e renda", explicou.
A Polícia Federal (23) está desde cedo nas ruas para cumprir mandados judiciais no âmbito da Operação Miragem, deflagrada nesta terça-feira (23) para apurar crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, previstos na Lei nº 7.492/1986.
O alvo das investigações é o Banco Digimais, controlado pelo bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus.
Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. Entre as medidas estão a quebra de “sigilos bancário e fiscal dos investigados e o sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670 milhões. O alvo da operação é uma instituição financeira
Segundo a PF, as investigações, subsidiadas por relatórios do Banco Central, indicam que os “investigados teriam manipulado demonstrativos contábeis e registros regulatórios para ocultar a real situação financeira da instituição, aparentar solvência perante os órgãos de controle e viabilizar operações supostamente irregulares”.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas pela Lei nº 7.492/1986.
Uma ação da Rondesp-Médio Oeste resultou na apreensão de duas armas de fogo e diversas munições na noite desta segunda-feira (22), em Guanambi. A ocorrência foi registrada durante patrulhamento tático realizado na avenida Governador Nilo Coelho, quando os policiais identificaram uma caminhonete estacionada às margens da rodovia com as portas abertas e um homem nas proximidades do veículo.
Segundo informações da Polícia Militar da Bahia, ao passarem ao lado do automóvel, os policiais visualizaram uma arma de fogo sobre o banco do passageiro. Diante da situação, foi realizada a abordagem do suspeito e uma busca minuciosa no interior do veículo.
Durante a revista, os militares apreenderam um revólver Taurus calibre .38 ACP, um revólver Taurus calibre .32, 14 munições calibre .38 intactas, cinco munições calibre .38 deflagradas e uma munição calibre .32 deflagrada.
O homem e todo o material apreendido foram encaminhados à delegacia competente, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), promoveu no último dia 19 de junho, o Arraiá dos CRAS 2026. O evento foi realizado no Espaço de Eventos Vila Hilda e reuniu participantes dos serviços ofertados pela assistência social do município.
O objetivo do encontro foi fortalecer os laços comunitários, incentivar a convivência social e valorizar a rica cultura nordestina por meio das tradicionais comemorações juninas. Durante a festa, os participantes desfrutaram de comidas típicas, música ao vivo e apresentações culturais, em um ambiente acolhedor e festivo.
O Arraiá dos CRAS consolidou-se como mais uma ação de fortalecimento da convivência social, celebrando as tradições culturais e promovendo momentos de alegria e pertencimento para os participantes.
Uma ação que uniu segurança viária e proteção animal marcou a supervisão do policiamento dos Festejos Juninos 2026 na BA-263, no trecho entre Itambé e Vitória da Conquista. Durante a operação, o comandante do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv) identificou um cachorro em situação de risco às margens da rodovia e realizou o resgate do animal, evitando um possível atropelamento e garantindo mais segurança aos motoristas que trafegavam pelo local.
Após ser retirado da área de perigo, o cão foi encaminhado para uma clínica veterinária, onde passou por avaliação médica para verificar seu estado de saúde. Paralelamente, foi iniciada a busca por um tutor responsável que possa oferecer um novo lar ao animal.
Batizado carinhosamente de “Caramelo”, o cachorro contou com a ajuda de usuários da rodovia, além do apoio das equipes da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) e do Esquadrão de Motociclistas Falcão, de Vitória da Conquista, responsável pela destinação final do resgate. Segundo os policiais, o animal demonstrou tranquilidade e até se acomodou em uma das viaturas da corporação, em uma cena que chamou a atenção pela espontaneidade.
O Brasil registrou um recorde na movimentação de passageiros domésticos nos primeiros cinco meses de 2026, segundo dados compilados pelo Ministério do Turismo e divulgados nesta segunda-feira (22) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De janeiro a maio, 42 milhões de pessoas embarcaram em viagens em território nacional, número 6% maior que os 39,8 milhões de passageiros registrados no mesmo período do ano passado. Foi a primeira vez na história que o Brasil ultrapassou a marca de 42 milhões de passageiros no período.
O resultado de maio também foi recorde: no mês, 8,31 milhões de passageiros voaram pelo Brasil – número 2% maior que os 8,16 milhões contabilizados em maio de 2025. A movimentação de maio de 2026 foi a maior desde o início da série histórica, em 2000.
Turismo aquecido
Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, os números refletem "o excelente momento que o turismo brasileiro vive atualmente".
"Significa que o brasileiro está com mais confiança, mais renda e mais desejo de conhecer as belezas do seu próprio país. Cada avião cheio representa hotéis movimentados, restaurantes trabalhando a pleno vapor, o comércio local aquecido e, o mais importante, geração de emprego e renda, desde as grandes capitais até os pequenos municípios turísticos", explicou.
O Disbahia Supermercado, integrante da Rede 7 Supermercados, reforça seu compromisso em oferecer qualidade, variedade e preços competitivos, mantendo a tradição de atender os clientes com opções que combinam economia e praticidade.
A Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a campanha de vacinação contra a influenza e agora disponibiliza a dose para toda a população a partir dos 6 meses de idade.
Com a ampliação do público-alvo, crianças, adolescentes, adultos e idosos podem procurar a sala de vacinação mais próxima para receber a imunização e reforçar a proteção contra o vírus da gripe. Para ser vacinado, é necessário apresentar um documento de identificação e o cartão de vacinação.
A medida tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal no município, contribuindo para a redução da circulação do vírus e a prevenção de complicações causadas pela doença. A vacina contra a influenza é segura, gratuita e considerada a forma mais eficaz de evitar casos graves, internações e óbitos relacionados à gripe.
Além da proteção individual, a imunização ajuda a diminuir a transmissão do vírus na comunidade, beneficiando especialmente os grupos mais vulneráveis, como crianças pequenas, idosos e pessoas com comorbidades.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a não deixar para depois. A recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima e garantir a proteção contra a gripe.
A Prefeitura de Brumado informou que as barracas de fogos de artifício que tradicionalmente funcionavam nos fundos do Mercado de Artes foram transferidas para um novo endereço temporário em razão das obras de construção da nova praça que será implantada no local. A medida visa garantir a continuidade das atividades comerciais durante a execução do projeto, que promete ampliar os espaços de convivência e lazer para a população.
Com a mudança, os comerciantes passaram a atender ao lado da concessionária Cambuí Veículos Fiat, nos fundos do Hotel Moura, no Centro da cidade, às margens da linha férrea. O novo espaço foi definido para assegurar que a comercialização dos produtos ocorra normalmente durante o período das intervenções.
Segundo a administração municipal, a obra faz parte das ações de revitalização dos espaços públicos e busca oferecer mais opções de lazer para os moradores. A Prefeitura também destacou que a reorganização do comércio é necessária para garantir o andamento dos trabalhos e proporcionar melhores condições para comerciantes e consumidores.
O cantor Edigar Mão Branca está confirmado na programação do São Pedro dos Olhos D’Água e promete levar o melhor do autêntico forró pé de serra ao público no próximo dia 27 de junho. A apresentação acontecerá na Praça Coronel Zeca Leite, que será transformada em um grande arraial para celebrar uma das mais tradicionais festas juninas da região.
Com uma carreira consolidada na música nordestina, Edigar Mão Branca é reconhecido por valorizar as raízes culturais do sertão em suas composições. Durante o show, o público poderá cantar e dançar ao som de sucessos como “Nasci e Vou Morrer Vaqueiro”, “São João, Esta É a Festa”, “Gabiraba” e “Cavalgada”.
O artista se destaca pelo estilo autêntico, com repertório inspirado nas vaquejadas, cavalgadas e no cotidiano do homem do campo. Sua musicalidade é marcada pelo uso da viola e do violão, aliados a letras poéticas que preservam e exaltam as tradições nordestinas.
O São Pedro dos Olhos D’Água é uma realização da Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), e conta com o patrocínio do Governo Federal, do Governo do Estado da Bahia e da Bahia Turismo.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAR), por meio do Departamento de Meio Ambiente e da Divisão de Educação Ambiental, concluiu no último dia 18 de junho a Jornada Ecológica, projeto desenvolvido em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e à Campanha Junho Verde. A iniciativa foi realizada entre os dias 27 de maio e 18 de junho e teve como público-alvo estudantes do 9º ano da rede municipal de ensino de Brumado.
Idealizada como uma ação de Educação Ambiental Não Formal, a Jornada Ecológica buscou estimular a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais e os impactos das mudanças climáticas. O projeto foi fundamentado na Pedagogia Libertadora do educador Paulo Freire, metodologia que valoriza a troca de conhecimentos, o diálogo e o desenvolvimento do pensamento crítico entre educadores e estudantes.
As atividades foram desenvolvidas por meio de exposições dialogadas, dinâmicas e trabalhos em grupo, tendo o aquecimento global como tema central. A partir desse contexto, os conteúdos foram adaptados à realidade dos estudantes. Nas escolas da zona urbana, o enfoque foi a arborização urbana, enquanto nas unidades da zona rural foram discutidas a importância da Caatinga e o papel das árvores como sumidouros de carbono, fundamentais para a redução dos efeitos do aquecimento global.
A SEMAR destacou ainda a importância do Junho Verde, campanha instituída pela Lei Federal nº 14.393, de 4 de julho de 2022, que tem como objetivo ampliar a conscientização da população sobre a preservação dos ecossistemas naturais, o controle da poluição e a conservação dos recursos ambientais para as atuais e futuras gerações.
Uma ação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Chapada) resultou na apreensão de drogas e materiais utilizados no tráfico de entorpecentes, no bairro Cidade Nova, em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. A ocorrência foi registrada neste domingo (21), durante patrulhamento especializado realizado pela unidade da Polícia Militar da Bahia.
De acordo com informações da corporação, os policiais avistaram dois indivíduos em atitude suspeita nas proximidades de uma residência. Ao perceberem a aproximação da viatura, os homens fugiram e, durante a evasão, um deles dispensou uma porção de substância com características semelhantes à cocaína.
Na sequência da operação, os militares abordaram um terceiro homem que deixava o imóvel. Durante a revista e os questionamentos, ele confessou que comercializava entorpecentes e indicou aos policiais o local onde mantinha a droga armazenada.
Durante as buscas, a guarnição encontrou entorpecentes, uma balança de precisão, um aparelho celular e dinheiro em espécie, materiais que, segundo a PM, estavam relacionados à atividade ilícita. O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia Territorial de Barra da Estiva, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Uma ação da Polícia Militar da Bahia resultou na apreensão de uma arma de fogo e na condução de um suspeito à delegacia na noite deste domingo (21), no bairro Aeroporto Velho, no município de Guanambi, no sudoeste baiano.
De acordo com informações da Rondesp-MO, a guarnição realizava rondas na região quando recebeu denúncias de moradores relatando que um indivíduo estaria sendo visto frequentemente portando uma arma de fogo.
Diante das informações, os policiais se deslocaram até o endereço indicado, onde fizeram contato com os moradores da residência. Após serem informados sobre a situação, os responsáveis pelo imóvel autorizaram a entrada da equipe policial para a realização da averiguação.
Durante as buscas no interior da casa, os militares localizaram uma pistola Browning, modelo 1900, calibre 7.65mm (.32 ACP), que estava no quarto do filho do casal residente no local.
O suspeito foi encaminhado juntamente com a arma apreendida à delegacia, onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais cabíveis foram adotadas pelas autoridades competentes.
O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na manhã desta sexta-feira (19), a realização de novos concursos públicos e convocações para reforçar as forças de segurança da Bahia. Os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (20). O anúncio foi feito durante a cerimônia de formatura dos 1.441 novos policiais militares, realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador.
Ao todo, serão abertas 2.500 vagas para soldados da Polícia Militar e 200 para oficiais da corporação. Para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, serão ofertadas 600 vagas para soldados e 60 para oficiais. O governador também anunciou a contratação de 124 profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).
Além disso, serão convocados mais 72 policiais militares da reserva remunerada para atuação no Serviço de Telecomunicações (Stelecom), reforçando o grupo de 400 reservistas já convocados pelo Governo do Estado.
“Estamos anunciando a abertura de concurso para a seleção de 2.500 policiais militares, 200 vagas para oficiais da PM e concurso para 600 soldados do Corpo de Bombeiros, além do quadro de oficiais da corporação, com 60 vagas. Todos serão publicados no Diário Oficial de amanhã", anunciou o governador Jerônimo Rodrigues.
O clima de São João continua tomando conta de Barra da Estiva com a programação do 36º São João Quente na Terra do Frio – Arraiá do Gonzagão. Nesta segunda-feira, a festa promete reunir moradores e visitantes em mais uma noite de muita música, tradição e valorização da cultura nordestina.
A programação terá início às 18h com as apresentações da Banda Swing do Balanço e Osmar Sanfoneiro e Banda, levando ao público o autêntico ritmo junino e o repertório tradicional que marca os festejos na cidade.
A partir das 22h, o cantor Raí Saia Rodada sobe ao palco trazendo sucessos que fazem parte do cenário do forró nacional e prometem animar o público presente. Em seguida Luciano do Acordeom e Banda.
Na madrugada, às 1h30, será a vez de Klessinha e D’Áwila da Bahia encerrarem a programação da noite com muito ritmo e animação, mantendo a energia do Arraiá do Gonzagão até as primeiras horas do dia.
Reconhecido como um dos eventos juninos mais tradicionais da região, o São João Quente na Terra do Frio chega à sua 36ª edição fortalecendo a cultura popular e movimentando a economia local, com uma programação que reúne artistas nacionais e talentos regionais.
O evento é uma realização da Prefeitura de Barra da Estiva, que mantém viva a tradição dos festejos juninos e recebe milhares de pessoas durante os dias de celebração.
O esquenta para o São João está garantido com a realização do Forró do Centro, hoje (22), na Praça da Matriz, a partir das 18h. A festa promete reunir moradores e visitantes em uma noite marcada pela música, cultura e tradição nordestina.
A animação ficará por conta dos artistas Ricardo Mota e Edvaldo dos Santos, que levarão ao público um repertório repleto de forró e ritmos típicos do período junino.
Além das atrações musicais, o evento contará com barracas de comidas típicas, exposição de artesanato e uma estrutura preparada para receber toda a família, proporcionando lazer e entretenimento em um ambiente seguro e acolhedor.
O Forró do Centro é uma realização da Prefeitura Municipal de Brumado, por meio das Secretarias Municipais de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SECULT) e de Administração (SEMAD), com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Câmara de Vereadores.
Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 têm até as 23 horas e 59 minutos desta segunda-feira (22) para pagar os R$ 85 da taxa de inscrição.
A Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) pode ser obtida na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os participantes devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Meios de pagamento
O pagamento pode ser feito em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativos bancários, por meio de pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
Não serão aceitos pagamentos de inscrições por depósito em caixa eletrônico, via postal, transferência ou depósito em conta corrente, nem ordem de pagamento.
Um homem identificado como José Trindade dos Santos, de 52 anos, morreu na manhã deste sábado (20), após um acidente envolvendo uma arma de fogo de fabricação artesanal, na comunidade de Paramirim das Crioulas, zona rural do município de Érico Cardoso. A ocorrência foi atendida por policiais da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), após o acionamento para averiguar uma possível morte causada por disparo acidental.
Ao chegarem ao local, os militares constataram a veracidade da informação. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já prestava atendimento e confirmou o óbito da vítima. Conforme relatos de familiares e testemunhas, José Trindade havia se dirigido a uma área em frente à residência para manusear uma arma artesanal, quando ocorreu o disparo.
Ainda segundo testemunhas, a vítima chegou a pedir ajuda após ser atingida, mas não resistiu aos ferimentos. Próximo ao local do acidente, os policiais encontraram uma arma aparentemente artesanal, que apresentava danos decorrentes do próprio fato.
A área foi isolada pela guarnição da Polícia Militar até a chegada das equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsáveis pela realização da perícia e remoção do corpo.
Dois motociclistas morreram em um grave acidente registrado na noite desta sexta-feira (20), na BR-030, no km 530, trecho entre Brumado e o distrito de Ibitira. A ocorrência foi atendida por equipes da Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), por volta das 23h20.
De acordo com as informações levantadas no local, as vítimas trafegavam em sentidos opostos quando ocorreu uma colisão frontal entre as motocicletas. Com a violência do impacto, os dois condutores sofreram ferimentos graves e morreram ainda no local do acidente.
Após ser acionada, a guarnição da Polícia Rodoviária Estadual realizou a sinalização e preservação da área, garantindo a segurança do tráfego até a chegada das equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsáveis pela perícia e pelos procedimentos legais.
Agricultores e agricultoras familiares de Riacho de Santana, no Oeste da Bahia, passam a contar com mais estrutura para beneficiamento, comercialização e agregação de valor à produção. Neste sábado (20), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entregou uma nova Unidade de Beneficiamento de Mel e a Agroindústria de Beneficiamento de Derivados da Mandioca requalificada, fortalecendo dois importantes sistemas produtivos do município e ampliando as oportunidades de geração de renda para as famílias rurais.
A nova Unidade de Beneficiamento de Mel foi implantada para atender a Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais do Espraiado e Região. Já a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Pau Branco recebeu a agroindústria de beneficiamento de mandioca requalificada, o que permitirá ampliar a produção de derivados, melhorar as condições de trabalho e agregar valor aos produtos comercializados pelos agricultores familiares.
Também foram entregues um trator com implementos agrícolas e 200 caixas d’água à Associação de Alecrim. Na ocasião, ainda foram autorizadas a instalação da cobertura da Feira Livre, na sede do município, e a licitação para a construção de passagens molhadas nas comunidades de Serra I e Barreiro da Grama.
A secretária da SDR, Elisabete Costa, destacou que o dia foi de celebração no município, marcado pelos avanços dos investimentos do Governo do Estado no desenvolvimento rural, com entregas e novas autorizações de ações. “Os investimentos do Estado no rural de Riacho de Santana somam cerca de R$ 12 milhões e irão fortalecer a economia rural, a agricultura familiar, as comunidades quilombolas e os grupos produtivos do município”, afirmou.
A Operação São João 2026 da Secretaria da Segurança Pública da Bahia contabilizou, na madrugada deste domingo (21), o balanço parcial de 19 foragidos da Justiça capturados com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial.
As prisões ocorreram em Salvador e nas cidades de Vitória da Conquista, Gandu, Barra, Glória, Cardeal da Silva, Itororó, São Domingos, Campo Formoso, Serrolândia e Teofilândia.
A tecnologia ajudou a impedir o acesso de homicida, procurados por prática de roubo e foragidos por dívida de pensão alimentícia.
São João da Bahia
Os festejos acontecem em 283 municípios da Bahia e contam com um efetivo de 27 mil profissionais da Segurança Pública.
Além do incremento de policiais e bombeiros, a Secretaria da Segurança Pública também empregou tecnologia e estrutura, garantindo o maior investimento da história.
O Centro Integrado de Comando e Controle da pasta está ativado monitorando a capital e o interior. O Disque Denúncia recebe, 24 horas, as informações transmitidas de forma anônima pela população.
A Polícia Civil da Bahia intensificou suas ações durante os festejos juninos nas regiões Oeste e Chapada Diamantina, que acontecem entre os dias 19 e 24 de junho, com o objetivo de garantir a segurança da população e proporcionar maior tranquilidade aos milhares de moradores e turistas que participam desta tradicional festa nordestina.
O planejamento estratégico elaborado pela instituição prevê o reforço do efetivo policial nas principais cidades que concentram grandes eventos de São João e São Pedro, ampliando a capacidade de atendimento ao público, o registro de ocorrências, a pronta resposta às demandas e a atuação investigativa durante todo o período festivo. Durante os festejos, as equipes da Polícia Civil permanecem à disposição da população para o registro de ocorrências, adoção de medidas investigativas e atendimento às demandas apresentadas, assegurando maior presença policial nas cidades com maior fluxo de pessoas.
Nas regiões contempladas pela operação, foram reforçadas as unidades localizadas em Irecê, Xique-Xique, Mulungu do Morro, Lapão, Seabra, Mucugê, Lençóis, Souto Soares, Boninal, Piatã, Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos, Barra, Paratinga, Boquira, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa, municípios que tradicionalmente realizam grandes festejos juninos.
Além do aumento do efetivo, a Polícia Civil desenvolve ações preventivas e de conscientização junto à população, orientando sobre cuidados no manuseio de fogos de artifício, prevenção de furtos, roubos e outros delitos comuns em eventos de grande porte. Equipes especializadas também estão mobilizadas para garantir atendimento humanizado às vítimas de violência, por meio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM) e dos Núcleos Especiais de Atendimento à Mulher (NEAM).
As ações contam ainda com o emprego de tecnologia e videomonitoramento, utilizados para a identificação e localização de pessoas com mandados de prisão em aberto, fortalecendo o trabalho integrado das forças de segurança e contribuindo para a retirada de criminosos de circulação.
Com 21.213 testes rápidos para detecção de Infecção Sexualmente Transmissíveis (ISTs) realizados durante o período junino até este sábado (20), a Bahia tem se tornado destaque em levar este serviço para grandes festas. A iniciativa de montagem de postos de testagem faz parte das ações do Governo do Estado na área da saúde para o São João.
Nos municípios de Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha o serviço oferta exames para HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, há distribuição de preservativos e oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós Exposição (PEP).
A superintendente de Proteção e Vigilância à Saúde, Rivia Barros, explica que o atendimento não fica restrito à realização do teste. “No posto há o acolhimento de quem busca o serviço, a realização do teste e orientação, independente do resultado. Para aqueles que tiveram o teste positivo, asseguramos o encaminhamento para o inicio o tratamento e, no caso da sífilis, pode ser iniciado no posto mesmo”, afirma.
A moradora de Camaçari Deise Araújo foi uma das que aproveitou a oportunidade para fazer os testes. Ela conta que uma colega tinha ido ao posto e recomendou que ela fosse também “Achei uma ótima inciativa. É uma oportunidade que temos de cuidar da saúde”, afirma
Do total de testes realizados, 234 tiveram resultados positivos, sendo 214 reagentes para sífilis, 6 para HIV, 7 para hepatite B e outros 7 para hepatite C.
Atendimento de urgência
Pra garantir a assistência para quem está aproveitando as festas em Salvador, o Governo do Estado montou dois postos para atendimento às urgências e emergências, com um em Paripe e outro no Pelourinho. Nos dois dias de funcionamento (sexta e sábado), foram registradas 44 entradas, sendo a maioria por conta de cefaleia (8) e dor abdominal (6).
Os hospitais da rede da Secretaria da Saúde do Estado também estão preparados para ocorrências de maior complexidade. Na sexta (19) e no sábado (20) foram atendidas cinco pessoas no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, e uma no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, por conta de ocorrências relacionadas às festas juninas.
Uma ação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Chapada) resultou na apreensão de uma arma de fogo e porções de drogas no município de Barra da Estiva, no sudoeste da Bahia. A ocorrência foi registrada no bairro São Félix, durante patrulhamento especializado realizado pela unidade da Polícia Militar.
Segundo informações da corporação, os policiais visualizaram um indivíduo em atitude suspeita que, ao perceber a aproximação da viatura, dispensou uma bolsa e correu para o interior de uma residência. Durante a averiguação, a equipe encontrou porções de substâncias com características semelhantes à cocaína e à maconha, além de um revólver calibre .32.
De acordo com a PM, ao receber voz de prisão, o suspeito resistiu à abordagem, sendo contido pelos policiais. Em seguida, ele foi conduzido juntamente com todo o material apreendido para a Delegacia Territorial de Brumado, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
Um veículo com restrição de furto foi recuperado pela Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado) neste domingo (21), durante uma fiscalização realizada na BA-148, nas proximidades do povoado de Lagoa Funda, em Brumado.
De acordo com a Polícia Militar da Bahia, os policiais identificaram um Ford Fiesta que possuía registro de furto em Feira de Santana. O automóvel foi encontrado sem placas, o que chamou a atenção da equipe durante a operação de rotina na rodovia estadual.
Após a constatação da irregularidade, o veículo foi apreendido e encaminhado à Delegacia Territorial de Brumado, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis. A ocorrência foi registrada pela Companhia Independente de Polícia Rodoviária, vinculada ao Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv).