PRF intercepta supermaconha escondida em móvel durante fiscalização em ônibus interestadual na BR 116

PRF intercepta supermaconha escondida em móvel durante fiscalização em ônibus interestadual na BR 116
Foto - Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1,3 kg de supermaconha durante uma operação de fiscalização em Vitória da Conquista (BA), realizada nesta manhã (08) no Km 830 da BR 116. Durante um comando de fiscalização voltado para o combate à criminalidade, a equipe policial abordou um ônibus interestadual que fazia o trajeto de São Paulo (SP) para Cajazeiras (PB). Durante a inspeção das bagagens, os cães farejadores indicaram a presença de substâncias ilícitas em um móvel despachado de São Paulo para Crato (CE). Após uma minuciosa verificação do móvel, os policiais encontraram três pacotes de supermaconha escondidos em um compartimento oculto. A supermaconha, uma droga de potência maior que compartilha o mesmo princípio ativo da maconha, foi encaminhada às autoridades competentes para a tomada das medidas legais necessárias. Uma investigação será iniciada para identificar e responsabilizar os envolvidos no envio e recebimento da droga. O sucesso dessas apreensões pela PRF BA é resultado do esforço e expertise dos policiais, que se dedicam a treinamentos e capacitações constantes, aliados ao uso de tecnologia avançada, inteligência estratégica e o auxílio essencial dos cães farejadores, que se tornaram uma ferramenta indispensável no enfrentamento ao tráfico de drogas e outras atividades ilícitas


Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú avança e deve gerar 160 mil empregos na região

Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú avança e deve gerar 160 mil empregos na região
Foto - Divulgação / GovBA

Mais um avanço importante para o Projeto de Irrigação do Vale do Iuiú, no interior da Bahia, foi apresentado nesta segunda-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, esteve na cidade de Iuiú para dar início ao estudo de viabilidade técnica do projeto. Também foram entregues uma motoniveladora, uma ambulância e importantes obras nas áreas de educação, saúde, segurança e infraestrutura. O projeto de irrigação, que consiste na realização de obras de captação e distribuição de água, vai abranger a região do médio São Francisco, que compreende os municípios de Iuiú, Malhada, Sebastião Laranjeiras e Guanambi. Serão gerados 160 mil empregos diretos e indiretos, que devem beneficiar 125 mil pessoas. Nesta etapa, na qual serão investidos R$ 5,5 milhões com a entrega também de uma motoniveladora (para utilização nos serviços de terraplanagem), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inicia os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental com a consolidação do anteprojeto de engenharia e estudo ambiental para atividades de médio impacto evitando desapropriações, desestruturação fundiária e desmatamento de novas áreas.VComo explicou o ministro do MDR, Waldez Goes, a agricultura irrigada apresenta um potencial, que já vem sendo observado em outras regiões nas quais foi implantada. “O Governo Federal está comprometido com o desenvolvimento regional, com a diminuição da desigualdade, com a produção de alimentos, com a geração de oportunidades e a irrigação é um tema que se comunica com isso, ela é inclusiva e democrática”, disse o ministro. O Vale do Iuiú, maior produtor de frutas do país, tem grande potencial para ser o maior projeto de irrigação da América Latina, devido à qualidade do solo, clima favorável, captação de água do Rio São Francisco e topografia plana, além da malha rodoviária para o escoamento da produção. O governador destacou a importância do empenho da comunidade para a nova etapa do projeto. “Agradecemos todos os esforços para que hoje possam ser autorizados os estudos de viabilidade técnica, ambiental e econômica desse projeto.” Em termos de benefícios sociais, o projeto do Vale do Iuiú vai permitir o aumento da qualidade de vida, com elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), melhoria nas áreas de saneamento, educação e saúde. 


Bahia tem 265 municípios em epidemia de Dengue

Bahia tem 265 municípios em epidemia de Dengue
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

De acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram notificados 114.809 casos prováveis de Dengue na Bahia até o dia 7 de abril de 2024, registrando um Coeficiente de Incidência (CI) de 809,7 casos/100.000 habitantes. Na mesma semana epidemiológica 14 de 2023, haviam sido notificados 14.561 casos prováveis, o que representa um aumento de 788%. No total, 265 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de Dengue. Outros 80 estão em risco e 18 em alerta. A Bahia possui uma taxa de letalidade de 1,45%, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 30 óbitos por dengue nos municípios de Vitória da Conquista (7), Jacaraci (4), Juazeiro (3), Piripá (3), Feira de Santana (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Carinhanha (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Santo Estevão (1) e Encruzilhada (1). Em 2024, até 7 de abril, foram notificados 8.814 casos prováveis de Chikungunya, com taxa de incidência de 62,3/100.000 habitantes, e registrados três óbitos, nos municípios de Teixeira de Freitas (2) e Ipiaú. No mesmo período de 2023, foram notificados 6.831 casos prováveis, um aumento de 29%.  Já os casos prováveis de Zika são 1.103 até 7 de abril, contra 516 no mesmo período no ano passado, um aumento de 113,8%. Nenhum óbito por Zika foi confirmado. Até o dia 5 de abril, foram aplicadas 101.804 doses de vacina contra a Dengue no estado.


Moraes inclui Elon Musk em inquérito das milícias digitais

Moraes inclui Elon Musk em inquérito das milícias digitais
Foto - Divulgação / TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou a inclusão do multibilionário Elon Musk entre os investigados do chamado Inquérito das Milícias Digitais (Inq. 4.874), que apura a atuação criminosa de grupos suspeitos de disseminar notícias falsas em redes sociais para influenciar processos políticos. Na mesma decisão, tornada pública na noite desse domingo (7), Moraes ordena a instauração de um “inquérito por prevenção” para apurar as condutas de Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), entre várias outras empresas. Segundo o ministro, a inclusão do empresário no Inquérito das Milícias Digitais foi motivada pela possível “dolosa [intencional] instrumentalização criminosa da rede social X”. Já a abertura de um outro processo deve-se às recentes manifestações de Musk, como a de que liberaria contas de usuários da X suspensas por decisões judiciais brasileiras – conduta que, em sua decisão, Moraes tipifica como possíveis casos de obstrução da Justiça e incitação ao crime. “Determino, ainda, que a provedora de rede social X se abstenha de desobedecer qualquer ordem judicial já emanada, inclusive realizar qualquer reativação de perfil cujo bloqueio foi determinado por essa Suprema Corte ou pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob pena de multa diária de R$ 100 mil por perfil e responsabilidade por desobediência à ordem judicial dos responsáveis legais pela empresa no Brasil”, sentenciou Moraes.


Eleitor tem um mês para regularizar o título e poder votar nas Eleições 2024

Eleitor tem um mês para regularizar o título e poder votar nas Eleições 2024
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Eleitoras e eleitores de todo o país têm um mês para regularizar a situação eleitoral, solicitar a transferência de domicílio eleitoral e atualizar dados cadastrais. Após o dia 8 de maio, o cadastro do eleitorado estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano. Para reforçar esse alerta, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança, em rede nacional, nova campanha, com o mote “Título na mão é sossego na eleição”. A ação, que será veiculada até 7 de maio nas emissoras de rádio e TV de todo o país, busca conscientizar as eleitoras e os eleitores sobre a importância de regularizar o documento para poder votar com tranquilidade nas Eleições Municipais 2024, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno). 


Evento 'Domine o Varejo' traz Fred Alecrim para Brumado

Evento 'Domine o Varejo' traz Fred Alecrim para Brumado
Foto - Divulgação

Nesta terça-feira, 09/04, a cidade de Brumado será palco de um evento exclusivo e enriquecedor voltado para profissionais e empreendedores do setor varejista. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Sala do Empreendedor, trazem para a região o renomado especialista Fred Alecrim para apresentar o evento "Domine o Varejo". Com um conteúdo voltado para explorar estratégias, técnicas e insights fundamentais para impulsionar o desempenho e o sucesso no ambiente varejista, o evento promete ser uma oportunidade única para adquirir conhecimentos valiosos e conectar-se com profissionais do setor. O evento será realizado no Clube Social de Brumado, a partir das 19h, e é destinado a todos que buscam aprimorar suas habilidades e alcançar novos patamares de sucesso no varejo. Durante o encontro, serão abordadas tendências e práticas que podem ser aplicadas para impulsionar as vendas e melhorar o desempenho dos negócios no mercado atual. Os interessados em participar podem garantir seu ingresso através do link de inscrição disponibilizado pelo Sympla: Inscreva-se aqui.


Operação policial desarticula depósito de armas de fogo em Boa Nova

Operação policial desarticula depósito de armas de fogo em Boa Nova
Foto - Divulgação / Polícia Militar

Na manhã desta segunda-feira (08/04/2024), uma operação coordenada pela Companhia Independente de Policiamento Tático da Região Sudoeste (CIPT-SO) resultou na desarticulação de um esquema de posse ilegal de armas de fogo no município de Boa Nova, às margens da BR 116. A ação foi desencadeada após o recebimento de informações sobre uma casa que estaria sendo utilizada como depósito para esconder cargas roubadas. Após investigações, as equipes policiais se deslocaram até o endereço indicado e constataram a veracidade da denúncia. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram um indivíduo que se identificou como caseiro da propriedade. Ele conduziu as equipes até uma segunda residência, onde foram encontradas diversas armas de fogo, munições de diferentes calibres, simulacros de armas, além de outros indícios de atividade criminosa. O caseiro alegou que o proprietário da casa aparecia esporadicamente, trazendo mercadorias e informando que se tratava de objetos de mudança, sem permitir que ele tivesse acesso ao interior do imóvel. Entre o material apreendido, estão revólveres, espingardas, rifles, munições, rádios comunicadores, aparelhos de detecção e bloqueio de sinais, além de equipamentos de monitoramento. Todo o material, juntamente com o conduzido, foi apresentado na delegacia local para adoção das medidas cabíveis pela autoridade competente.


STF derruba exigência de licença ambiental para instalação de estações de telefonia celular na Bahia

STF derruba exigência de licença ambiental para instalação de estações de telefonia celular na Bahia
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) invalidou normas do Estado da Bahia que exigiam licença ambiental para a instalação de estações rádio-base de telefonia celular. Por unanimidade, os ministros entenderam que as regras violam a competência privativa da União para legislar sobre telecomunicações, prevista na Constituição Federal. A decisão se deu na sessão virtual finalizada em 3/4, no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7509, ajuizada pela Associação Nacional das Operadoras Celulares (Acel). Segundo a entidade, as normas questionadas (decreto estadual e resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente), além de prever a necessidade de licenciamento ambiental para instalação dessas estruturas de telecomunicações, inserem a atividade no campo de competência dos municípios. Assim, vários municípios baianos, como Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, estão se valendo dessas normas para legislar, fiscalizar e punir operadoras. A Acel sustentou que as normas estaduais violam a competência constitucional privativa da União para explorar e organizar os serviços de telecomunicações, bem como para legislar sobre a matéria. Argumentou, ainda, que a situação tem acarretado impactos para a organização e exploração desse serviço público federal.


Por unanimidade, STF diz que Forças Armadas não são 'poder moderador'

Por unanimidade, STF diz que Forças Armadas não são 'poder moderador'
Foto - Marcello Casal Jr / Agência Brasil

Por 11 votos a zero, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) esclareceram que a Constituição não permite, às Forças Armadas o papel de "poder moderador" no país, tese alardeada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, usada como argumento para justificar uma eventual intervenção militar no caso de haver conflitos entre os Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. A decisão decorre de uma ação protocolada em 2020 pelo PDT para impedir que o Artigo 142 da Constituição seja utilizado para justificar o uso das Forças Armadas para interferir no funcionamento das instituições democráticas. Em junho de 2020, o relator do caso, ministro Luiz Fux, concedeu liminar para confirmar que o Artigo 142 não autoriza intervenção das Forças Armadas nos Três Poderes. Pelo texto do dispositivo, os militares estão sob autoridade do presidente da República e se destinam à defesa de pátria e à garantia dos poderes constitucionais. Segundo Fux, o poder das Forças Armadas é limitado e exclui qualquer interpretação que permita a intromissão no funcionamento dos Três Poderes e não pode ser usado pelo presidente da República contra os poderes. “A missão institucional das Forças Armadas na defesa da pátria, na garantia dos poderes constitucionais e na garantia da lei e da ordem não acomoda o exercício de poder moderador entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, afirmou o relator.


Programa Universidade para Todos divulga lista de estudantes selecionados para 2024

Programa Universidade para Todos divulga lista de estudantes selecionados para 2024
Foto - Amanda Chung / SEC

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, nesta sexta-feira (5), o resultado do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (UPT), que prepara os estudantes para o acesso ao Ensino Superior. Neste ano, foram disponibilizadas 19.426 vagas nos 27 Territórios de Identidade, distribuídas em 215 municípios da Bahia, com a oferta das atividades em 345 polos de funcionamento. Em relação ao ano passado, houve um aumento de 460 vagas. A relação oficial dos candidatos selecionados pode ser conferida no Portal da Educação, através do endereço www.educacao.ba.gov.br. O candidato contemplado e convocado efetuará a sua matrícula no período de 9 a 19 de abril e a mesma será realizada pelas respectivas universidades. As aulas serão iniciadas no dia 22 de abril.


Pré-candidato Haroldo Aguiar recebe calorosa recepção em Ibicoara durante filiação ao PSD

 Pré-candidato Haroldo Aguiar recebe calorosa recepção em Ibicoara durante filiação ao PSD
Foto - Divulgação

Na noite do último, 6 de abril, a cidade de Ibicoara, situada na região da Chapada Diamantina, aconteceu um evento político de destaque, marcando a filiação do pré-candidato Haroldo Aguiar ao Partido Social Democrático (PSD). Acompanhado por seu leal amigo e deputado estadual, Marquinhos Viana, Aguiar foi calorosamente recebido por uma multidão entusiasmada. Centenas de cidadãos se reuniram para saudar Aroldo, ex-prefeito do município, que está se preparando para concorrer à prefeitura pelo PSD. Ibicoara, com pouco mais de 20.700 habitantes, conforme registrado no último censo, testemunhou o apoio fervoroso de seus moradores a Aguiar, cujo histórico político e compromisso com o desenvolvimento local têm conquistado a confiança da população.


Ponto de Inclusão Digital da Justiça Federal é instalado em Brumado

 Ponto de Inclusão Digital da Justiça Federal é instalado em Brumado
Foto - Divulgação

A Cerimônia de instalação do Ponto de Inclusão Digital (PID) da Justiça Federal foi realizada na manhã da última sexta-feira (05/04) em Brumado. No início desta semana, os servidores do PID irão passar por um treinamento com a Justiça Federal e dentro dos próximos dias a unidade já estará em pleno funcionamento. Essa é uma grande conquista para o município, uma vez que não será mais necessário se deslocar até Vitória da Conquista para resolver questões jurídicas da esfera federal. O evento contou com várias autoridades jurídicas, como o Desembargador Federal Carlos Pires Brandão, o Juíz Federal João Paulo Pirôpo, o Juiz Federal Rafael Ianner Silva, responsável pela unidade de Brumado, representantes da OAB Brumado, além de autoridades municipais, como o Prefeito Eduardo Vasconcelos, o deputado Federal José Rocha, secretários, representantes da Procuradoria Municipal, e o Ténéré Coronel Élson. A cerimônia de instalação do PID contou ainda com a participação do Tiro de Guerra e da Lira Siciliana.


Inauguração do Complexo Eólico Aroeira deve manter a Bahia na liderança nacional da produção de energia renovável

Inauguração do Complexo Eólico Aroeira deve manter a Bahia na liderança nacional da produção de energia renovável
Foto - Feijão Almeida / GOVBA

Eletricidade suficiente para atender, anualmente, 849 mil residências é o que vai fornecer o Complexo Eólico Aroeira, do grupo Enel Green Power, inaugurado nesta sexta-feira (5), com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, no município de Umburanas. O empreendimento, que teve investimento de R$ 2,5 bilhões, amplia a capacidade de a Bahia produzir energia limpa, gerando emprego e renda para a população. Construído pela subsidiária brasileira do grupo Enel, líder mundial em energia sustentável, o empreendimento anunciou hoje a sua operação comercial. São 81 aerogeradores em oito parques eólicos instalados em Umburanas, Morro do Chapéu e Ourolândia, com 348,30 MW (Megawatts) de capacidade instalada. Por ano, o complexo deve gerar 1.800 GW (Gigawatts), equivalente à energia necessária para abastecer as residências evitando a emissão de mais de 757 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera. O governador Jerônimo Rodrigues pontuou que a produção de energia limpa será ampliada a partir da inauguração. “A entrega do Complexo Eólico Aroeira vai garantir que a Bahia continue liderando a produção de energia renovável”, afirmou Jerônimo. Para a instalação do parque, o Governo do Estado tem concedido incentivos fiscais e licenças para a instalação e operação do empreendimento, que permitiram a criação de três mil empregos em toda a cadeia produtiva, priorizando a contratação de trabalhadores de comunidades locais e promovendo formação profissional. O Parque Eólico Aroeira está entre os 68 empreendimentos no setor de energia renovável da Enel na Bahia. Desses, 50 são para geração por fonte éolica e 18 para fonte solar fotovoltaica. A empresa está construindo mais 10 empreendimentos no Estado, entre eles o Parque Eólico Pedra Pintada, que abrange as cidades de Umburanas e Ourolândia. De acordo com o presidente da Enel no Brasil, Antônio Scala, “Aroeira é a demonstração do compromisso da Enel com a geração renovável e distribuição de energia, gerando emprego e desenvolvimento sustentável. Chegamos até aqui porque acreditamos no Brasil”.


Deputado Marquinho Viana e líder político Wilson do Café visitam obra de ampliação de estação de tratamento de água em Barra da Estiva

Deputado Marquinho Viana e líder político Wilson do Café visitam obra de ampliação de estação de tratamento de água em Barra da Estiva
Foto - Divulgação

Na última sexta-feira, dia 5 de abril, o Deputado Marquinho Viana esteve em Barra da Estiva para acompanhar de perto o progresso da obra de ampliação e implantação da estação de tratamento de água no Distrito de Triunfo do Sincorá. Acompanhado pelo influente líder político Wilson do Café, Viana destacou a importância dessa iniciativa para a comunidade local.

Deputado Marquinho Viana e líder político Wilson do Café visitam obra de ampliação de estação de tratamento de água em Barra da Estiva
Foto - Divulgação

A obra em questão, que está sendo executada pelo Governo do Estado através da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), conta com recursos provenientes de uma emenda parlamentar do Deputado Marquinho Viana. Essa estação de tratamento de água terá capacidade para atender uma população de 600 habitantes, garantindo o acesso a água potável e de qualidade para os moradores do Distrito de Triunfo do Sincorá.


Palmeiras supera Santos e conquista 26º título paulista de sua história

Palmeiras supera Santos e conquista 26º título paulista de sua história
Foto - Divulgação / Palmeiras

Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, na Vila Belmiro, o Palmeiras venceu o Santos por 2 a 0, neste domingo (07), no Allianz Parque, e conquistou o terceiro título consecutivo do Campeonato Paulista, igualando o feito de 1932/33/34 – o Verdão também foi campeão em 2022 e 2023, diante do São Paulo e do Água Santa, respectivamente. Os gols da vitória palestrina foram marcados por Raphael Veiga, de pênalti, e Aníbal Moreno.


Flamengo vence o Nova Iguaçu e conquista seu 38º título do Campeonato Carioca

Flamengo vence o Nova Iguaçu e conquista seu 38º título do Campeonato Carioca
Foto - Divulgação / Flamengo

Na decisão do Campeonato Carioca, o Flamengo venceu o Nova Iguaçu, por 1 a 0, na tarde deste domingo (7), no Maracanã, e conquistou seu 38º título estadual. Bruno Henrique, que entrou na segunda etapa, marcou um belo gol que decretou a vitória do Mengão. Vale lembrar que o Mais Querido já havia vencido o jogo de ida por 3 a 0. Festa da Nação Rubro-Negra no Templo Sagrado do futebol! O Rubro-Negro volta a campo na próxima quarta-feira (10) para enfrentar o Palestino-CHI), às 21h30, no Maracanã, pela segunda rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores.


Acidente fatal na BA-148: Motorista perde a vida em colisão entre dois veículos

Acidente fatal na BA-148: Motorista perde a vida em colisão entre dois veículos
Foto - Leitor / Agora Sudoeste

No último sábado (06), um trágico acidente entre dois veículos resultou na perda de uma vida na BA-148, no município de Brumado. A colisão envolveu um Palio e um Onix, nas proximidades do Parque de Exposições Gilson Brito, no final da tarde. De acordo com informações preliminares, o impacto da batida foi devastador, levando o motorista do Palio a óbito no local do acidente. A identidade da vítima ainda não foi divulgada pelas autoridades. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do condutor do outro veículo envolvido na colisão. As circunstâncias exatas do acidente ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local para realizar o levantamento cadavérico, e o corpo do motorista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado, onde passará por necropsia. Este trágico incidente marca o segundo acidente com vítima fatal registrado na BA-148 durante o último final de semana. Na primeira ocorrência, uma colisão entre dois veículos resultou em outra perda irreparável. 


Mulher é Morta a Facadas em Iuiu; Ex-Companheiro é Suspeito do Crime

Mulher é Morta a Facadas em Iuiu; Ex-Companheiro é Suspeito do Crime
Foto - Divulgação

Na cidade de Iuiu, no Sudoeste da Bahia, na madrugada deste domingo (7), quando uma mulher foi brutalmente assassinada a facadas. A vítima foi identificada como Eliete dos Santos Silva, e seu ex-companheiro, Adão Lima da Silva, é apontado como o principal suspeito do crime. Segundo informações da Polícia Civil, o caso ocorreu por volta das 1h30, na Travessa João Alexandre, no Centro da cidade. Testemunhas relataram que Adão fugiu do local em uma motocicleta vermelha sem placa. Equipes do 17º Batalhão de Polícia Militar foram acionadas para atender a ocorrência, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para prestar socorro à vítima. No entanto, Eliete não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda no local. A Polícia Civil informou que Adão Lima já havia tentado matar Eliete em 2019, quando foi preso. Na época, ele alegou que o crime foi motivado por uma traição. Em 2021, após julgamento, o suspeito foi condenado a 9 anos, 7 meses e 2 dias de prisão em regime fechado, cumpridos no Conjunto Penal de Brumado.


Prazo para regularizar título pela internet termina nesta segunda

Prazo para regularizar título pela internet termina nesta segunda
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

Eleitores sem biometria cadastrada podem acessar os serviços eleitorais pela internet, chamados Título Net, somente até esta segunda-feira (8). Depois desse prazo, o eleitor sem as digitais cadastradas precisará ir a um cartório eleitoral até o dia 8 de maio para ser atendido e poder votar nas eleições municipais, marcadas para outubro. Segundo a Justiça Eleitoral, os eleitores com a biometria em dia podem continuar utilizando os serviços pela internet. É possível ver qual é a situação cadastral no site do TSE. O dia 8 de maio é o prazo final para regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Após essa data, esses serviços ficarão indisponíveis, pois a Justiça Eleitoral passará a se dedicar a organização das eleições municipais. Primeiro título: Quem for tirar o título pela primeira vez precisa ir a um cartório eleitoral para coletar a biometria, que é gratuita. Esse cadastro evita que uma pessoa vote no lugar de outra e permite identificar se um eleitor tem mais de um registro eleitoral. A Justiça Eleitoral alerta que apenas fazer o pedido pela internet não é garantia da emissão do título ou a regularização eleitoral. É necessário anexar os documentos exigidos. 


PRF apreende carga de iPhones de última geração em Vitória da Conquista

PRF apreende carga de iPhones de última geração em Vitória da Conquista
Foto - Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), na manhã deste sábado (06), apreendeu 24 IPhones e 5 IPads de origem estrangeira que eram transportados sem documentação fiscal. Durante comando de enfrentamento ao crime em frente à Unidade Operacional PRF em Vitória da Conquista (BA) (Km 830 da BR 116), policiais rodoviários federais abordaram um ônibus interestadual, que vinha de São Paulo e tinha como destino o estado de Pernambuco. Procedeu-se uma fiscalização detalhada e durante a vistoria foram encontrados, entre as bagagens, uma caixa de papelão contendo aparelhos eletrônicos lacrados e sem o devido despacho aduaneiro. Diante dos fatos de crime evidente de descaminho, os equipamentos foram encaminhados para a Receita Federal, para adoção das medidas cabíveis. Previsto no art. 334 do Código Penal o crime de Descaminho (importar produtos sem o pagamento dos respectivos impostos), tem pena prevista de um a quatro anos de prisão. Este crime representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.


Jovem brumadense é encontrado morto em Rio de Contas após desaparecimento

Jovem brumadense é encontrado morto em Rio de Contas após desaparecimento
Foto - Divulgação / Polícia Civil

O jovem Edinilton Cruz dos Santos, de 23 anos, natural de Brumado, teve um destino trágico após desaparecer na última terça-feira (02). Seu corpo foi encontrado sem vida na tarde deste domingo (07) em Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina. Edinilton havia deixado Brumado para trabalhar na perfuração de poços artesianos, acompanhado de mais duas pessoas, no Povoado do Jiló, na Fazenda Japonês. Durante a madrugada, segundo relatos, o jovem teria manifestado o desejo de retornar para sua casa por duas vezes. O responsável pela equipe prometeu levá-lo de volta, mas após a última conversa na madrugada, Edinilton desapareceu. Uma força-tarefa da Polícia Civil foi montada para investigar o caso. O corpo de Edinilton foi encontrado por dois moradores locais, e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia no local. Posteriormente, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para necropsia.


Vitória conquista 30º título baiano de sua história

Vitória conquista 30º título baiano de sua história
Foto - Divulgação / E.C. Vitória

Na tarde de chuva neste domingo (7), o Vitória voltou a fazer festa na Arena Fonte Nova. Há 11 anos, no dia 7 de abril de 2013, na reinauguração do estádio, o Rubro-Negro goleou por 5 a 1 o Bahia. Já neste domingo, o Vitória não precisou golear: bastou o empate por 1 a 1 diante do rival para realizar um feito bem mais expressivo, a conquista do seu 30º título baiano. Como venceu de virada por 3 a 2 o jogo de ida realizado no Barradão, o Vitória entrou em campo com a vantagem do empate. Começou na frente com o zagueiro Wagner Leonardo, cedeu o empate em seguida, mas podia ter saído da Casa de Apostas Arena Fonte Nova com outra goleada. O Rubro-Negro abusou de perder gols, teve um não confirmado por causa da marcação de impedimento e acertou a trave do Bahia no segundo tempo. Everton Ribeiro marcou para o adversário. Foi o quatro BA-Vi da temporada, o terceiro pelo Campeonato Baiano, dois vencidos pelo Vitória – ambos por 3 a 2 de virada – e o empate deste domingo. Na Copa do Nordeste, o Rubro-Negro foi superado por 2 a 1 de virada. O Vitória encerrou o jejum de seis anos sem título estadual. Foi uma final digna. Gols, expulsão, goleiro adversário pegando tudo. Como precisava vencer, o Bahia tentou ir com tudo para frente. Após Lucas Arcanjo salvar conclusão de Thaciano, o Vitória marcou 1 a 0. Osvaldo bateu escanteio, a zaga tirou e a bola sobrou para Patric Calmon. O lateral novamente levantou na área, houve mais uma rebatida e Alerrandro encheu o pé. O goleiro defendeu parcialmente e o zagueiro Wagner Leonardo empurrou para as redes aos 13 minutos. A vantagem durou muito somente seis minutos. Everton Ribeiro aproveitou sobra de bola na área e empatou. Aos 32 minutos, o Bahia perdeu Rezende que fez falta em Osvaldo e foi expulso direto com ajuda do VAR. O Vitória voltou a crescer com um a mais e inclusive marcou gol com Rodrigo Andrade, porém, a arbitragem assinalou impedimento. Na etapa final, o Vitória foi o dono do jogo. Criou diversas oportunidades, botou uma bola na trave e não sofreu ameaça, conquistando o título.


Édio 'Continha', vice-prefeito de Brumado, declara apoio à pré-campanha de Fabrício Abrantes e se filia ao PP, presidido pelo vereador Beto Bonelly

Édio 'Continha', vice-prefeito de Brumado, declara apoio à pré-campanha de Fabrício Abrantes e se filia ao PP, presidido pelo vereador Beto Bonelly
Foto - Divulgação

O vice-prefeito Édio Pereira "Continha", declarou na noite deste sábado, dia 6 de abril, seu apoio e entrada para o grupo político do pré-candidato a Prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes. Continha se mostrou muito feliz e adepto aos novos rumos de sua caminhada, sendo bem recepcionado com calorosas palmas e felicitações. "É uma nova etapa da minha vida na qual apenas quero deixar o meu legado nesta cidade que tanto amo. Estar junto deste jovem líder Fabrício Abrantes me proporciona energia para continuar os trabalhos", disse Continha. Ressentimente o então pré-candidato a prefeito, Beto Bonelly também declarou apoio ao grupo de Abrantes, mas antes disso, havia conquistado o apoio integral de Continha para o seu projeto, o que demonstrou uma excelente capacidade de diálogo e articulação dentro do cenário político municipal. Por serem aliados, Bonelly articulou a entrada de Continha para o grupo, acrescentando ainda mais alcance e apoio para Fabrício e seu time. "Eu e Continha somos amigos há muitos anos, e quando estávamos pré-candidatos a prefeito, sempre tivemos um excelente diálogo conjunto. Quando ele declarou apoio para o meu projeto, não pude deixar de trazê-lo para o grupo político de Fabrício, pois sei que somente com a união de todos nós que conseguiremos construir um futuro melhor para Brumado", disse Bonelly em entrevista ao Agora Sudoeste.


Colisão frontal na BA-148 deixa uma pessoa morta e feridos no trecho entre Dom Basílio e Brumado

Colisão frontal na BA-148 deixa uma pessoa morta e feridos no trecho entre Dom Basílio e Brumado
Foto - Leitor / Agora Sudoeste

Uma tragédia marcou a manhã deste sábado (06) na BA-148, entre os municípios de Brumado e Dom Basílio, após uma colisão frontal entre dois veículos de passeio. O acidente envolveu um Fox e um Fiat Uno, resultando em danos devastadores nos automóveis. Segundo informações preliminares, após o impacto, o Fiat Uno saiu da pista, ocasionando a morte de um dos ocupantes que foi arremessado para fora do veículo, vindo a óbito no local. Outras pessoas envolvidas no acidente ficaram feridas e receberam os primeiros socorros no local, sendo posteriormente encaminhadas para uma unidade de saúde da região. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve presente no local para registrar a ocorrência e auxiliar no controle do trânsito. Além disso, equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionadas para realizar a perícia no local, a fim de investigar as causas do acidente. O corpo da vítima fatal foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado.


Brumado: ‘Mais uma conquista para o povo’, diz Fabrício Abrantes sobre a disponibilização dos serviços da Justiça Federal no município

Brumado: ‘Mais uma conquista para o povo’, diz Fabrício Abrantes sobre a disponibilização dos serviços da Justiça Federal no município
Foto - Wilker Porto / Agora Sudoeste

A partir desta sexta-feira, 05, Brumado passa a ter um Ponto de Inclusão Digital (PID),  o órgão facilitará para a população  o acesso à Justiça Federal, antes só viabilizado por Vitória da Conquista. A chegada do PID, aconteceu através de um pedido do pré-candidato a prefeito, Fabrício Abrantes (Avante), viabilizado pelo Deputado Federal José Rocha (União Brasil), junto ao  Desembargador Federal, Dr. Carlos Pires Brandão, coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região, auxiliado pelo Juiz Federal João Paulo Pirôpo de Abreu. “Trabalho diariamente para conquistar benfeitorias de urgência para nosso povo. Saúde, educação, justiça, infraestrutura são pontos fortes e carentes no município. Escutar a população é o primeiro passo para entender o que o povo precisa. E tenho feito. O PID é mais uma conquista para o povo de Brumado. A parceria da OAB de Brumado e o Município de Brumado foram fundamentais nessa implantação”, afirmou Fabrício. De acordo com o Deputado José Rocha o ponto ou sala digital tem por objetivo maximizar o acesso à Justiça sem a necessidade de se deslocar para Vitória da Conquista para atos processuais nas ações que tramitam na Justiça Federal. “É um ganho extraordinário para Brumado, com a realização também depoimentos de partes, testemunhas, e outros colaboradores da justiça, por sistema de videoconferência aqui no município e também a realização de pericias” Disse. O empresário Fabrício Abrantes tem afirmado seus discursos que: “a política é um instrumento de transformação.”



Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Saiba Mais